Página Incial A Maçonaria Rito de Emulação WebMail
 
Brasão ARLS Bernardo de Claraval 602

A MAÇONARIA

A Maçonaria é a maior e a mais antiga organização fraternal do planeta. Para muitos estudiosos a Maçonaria se originou na Idade Média com as sociedades dos construtores das catedrais e castelos. Há evidências, segundo alguns autores, de que a Maçonaria foi influenciada pela Ordem dos Cavaleiros Templários, um grupo de monges cristãos guerreiros formado em 1118 para ajudar e proteger peregrinos em suas viagens à Terra Santa.

A Maçonaria, Ordem Universal, é constituída por homens livres, de conduta ilibada, maiores de 21 anos, de todas as raças e nacionalidades, de qualquer religião, posição social e credo político, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nos quais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da Sociedade Humana.

È fundada no Amor Fraternal e na esperança de que, com amor a Deus, à Pátria, à Família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com a constante e livre investigação da Verdade, com a evolução do conhecimento humano pela Filosofia, Ciências e Artes, sob a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos princípios da Moral, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.

A Maçonaria é uma organização que exige dos seus membros a observância de rígidos princípios éticos e morais, destacando-se a fraternidade entre os homens, a tolerância, o respeito às Leis e às autoridades constituídas e a busca incessante da verdade.

O local onde os maçons se reúnem é chamado de ?templo?. Esta denominação está ligada aos símbolos empregados pela maçonaria para transmitir seus ensinamentos. Um desses símbolos é o Templo do Rei Salomão, muito importante em todos os ensinos maçônicos.

A Maçonaria não é uma Sociedade Secreta, como difundida desde os tempos primórdios de sua organização. Suas reuniões são realizadas em locais amplamente divulgados e conhecidos. Muitos maçons fazem questão de exibir seus distintivos de lapela, anéis, chaveiros e outras jóias, seus documentos legais são registrados publicamente como qualquer pessoa jurídica o faz. Na verdade, os maçons têm meios que lhes são próprios de mútuo reconhecimento e realizam cerimônias privadas, que não são acessíveis aos não maçons.

Para ingressar na Ordem, em princípio, qualquer homem de bem, livre, maior de 21 anos e não portador de defeito físico que o impeça realizar as atividades em Loja poderá ser aceito maçom. Entretanto, não se pode solicitar diretamente sua admissão a uma loja maçônica. Um maçom, e somente este, é quem regularmente encaminha à sua loja o pedido de iniciação de um candidato.

Os maçons são dedicados a tornarem-se melhores homens, sejam como cidadãos, sejam como chefes de família, sejam como profissionais, ou em qualquer de suas relações com a humanidade. Os maçons tentam viver e proceder de acordo com elevados princípios éticos e morais ensinados pela Maçonaria. Em suas lojas, são constantemente expostos a sessões de instrução e estudos nas quais esses princípios éticos, morais e espirituais são ensinados e debatidos.

Texto adaptado do folheto "A MAÇONARIA UNIVERSAL" - GLESP

    Sobre a Loja
 
 
© 2009 - Todos os direitos reservados à ARLS Bernado de Claraval 602 - Filiado à GLESP
São Paulo/SP - Brasil
c