Página Incial A Maçonaria Rito de Emulação WebMail
 
Brasão ARLS Bernardo de Claraval 602

RITO DE EMULAÇÃO

A GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA, usa a expressão RITO DE YORK como sinônimo do RITO INGLÊS, mas, em verdade, o uso correto deveria ser RITO de EMULAÇÃO, sendo correto o uso da expressão RITO DE YORK na maçonaria americana.

O RITO DE EMULAÇÃO tem sua origem na Inglaterra, sendo o resultado da RECONCILIAÇÃO dos "ANTIGOS" e "MODERNOS". Foi concebido em 1813 quando as duas GRANDES LOJAS (LONDRES e YORK) unificaram-se numa única OBEDIÊNCIA denominada GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA.

Os trabalhos da GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA são desenvolvidos de acordo com o RITO DOS ANTIGOS, que haviam adquirido o hábito de intitularem-se Maçons de York, daí resultou o nome de RITO DE YORK.

Segundo a última publicação do Manual do Rito de Emulação, 11 de Junho de 1986, a forma verbal está sendo praticada há 125 anos sem alterações. O nome do Ritual de York expandiu-se por força do uso corrente no mundo inteiro, significando aquele usado na Inglaterra pela Grande Loja.

O rito original de 1813 (reconciliação) ficou conhecido no mundo como: Emulation Rite (Devido a Emulation Lodge of Improvement) Rito de York (Homenagem aos Antigos Maçons de York).

A Grande Loja (GLESP) não adotou o nome York, uma vez que nosso Ritual se chama EMULAÇÃO - EMULATION ou EMULATION RITUAL

O Rito de Emulação (York) é o rito mais antigo e o mais praticado em todo o mundo. Estima-se que, cerca de 85% dos maçons o praticam.

Até 1717 as lojas maçônicas eram livres, isto é, não havia uma obediência que as aglutinassem. Com a fundação da Grande Loja de Londres algumas lojas inglesas passam a se subordinar a uma obediência central. Na cidade de York as lojas maçônicas continuaram independentes até 1751, quando surge uma Grande Loja rival denominada Grande Loja da Inglaterra ou Grande Loja de York.

Na prática, não havia diferenças ritualísticas acentuadas que pudessem ser caracterizadas nos procedimentos ritualísticos da Grande Loja de Londres e Grande Loja de York. Na realidade trata-se de um mesmo procedimento, praticado tanto pelos "Antigos" quanto pelos "Modernos".

Rito de Emulação é o rito mais próximo da maçonaria operativa, anterior a 1717.

O Emulation Rite, na Inglaterra, não possui graus filosóficos. Nos E.U.A., o Rito de York é constituído pelos 3 graus simbólicos e 10 graus filosóficos. Estas não são as únicas diferenças. Existem outras de ordem ritualística. Recomenda-se, não fazer comparações entre ambos os ritos.

No Brasil, existem inúmeras lojas maçônicas que adotam a linha inglesa, ou seja, o Emulation Rite apesar do uso da denominação "Rito de York" que acabou se consagrando.

O Grande Oriente do Brasil, fundado em 17/06/1822, três Lojas deram origem ao Grande Oriente do Brasil: ? Comércio e Artes; ? União e Tranqüilidade; e, ? Esperança de Nictheroy. Todas do Rito de York.

Em 1912 a Grande Loja Unida da Inglaterra reconheceu o Grande Oriente do Brasil e o ratificou em 1935. Em 1927 houve dissidência no Grande Oriente do Brasil, culminando na criação das Grandes Lojas Estaduais (Mário Behring).

    Sobre a Loja
 
 
© 2009 - Todos os direitos reservados à ARLS Bernado de Claraval 602 - Filiado à GLESP
São Paulo/SP - Brasil
c